Tabaco - Nicotiana Tabacum
Tabaco é uma planta considerada como "Planta de Poder" dentro do xamanismo e outras tradições. Arqueólogos e historiadores acreditam que o Tabaco começou a ser cultivado no continente americano em torno de 6000 a.C., tornando-se uma planta sagrada dos povos pré-colombianos. O primeiro registro pictórico do ato de fumá-la, porém, é um vaso de cerâmica maia do século X, que mostra um charuto feito de folhas amarradas com um barbante. O Tabaco pertence à família das Solanaceae, da qual pertence, por exemplo, a Beladona, no qual existe até quarenta e cinco espécies.
O Tabaco possui poucas espécies, algumas delas é a Nicotiana tabacum e Nicotiana rustica, são plantas híbridas, criadas originalmente nas regiões dos Andes, América Central e América do Sul. Seria o sagrado "Peciél" da medicina asteca e o antigo "Petum" do Brasil. Quando os primeiros colonizadores europeus chegaram à América, a partir do século XV, o hábito já havia se espalhado por toda parte. Os astecas fumavam o tabaco em pedaços de junco oco ou em tubos de cana. Outros nativos do México, da América Central e de parte da América do Sul usavam casca de milho e outros vegetais secos para envolver o fumo.
Os europeus intrigados, quiseram imitar os nativos e na sua volta para Espanha foram encarcerados por bruxaria, pois acreditou-se na época que essas práticas eram envolvidas por magia negra ou pactos com demônios, devido ao ato de assoprar fumaça pela boca ou nariz.
Sementes Frescas com alta taxa de Germinação.
Aviso: Produto destinado exclusivamente à pesquisa e coleção de amostras etnobotânicas. Este produto não é destinado ao consumo nem ao plantio, não é um medicamento nem é um fitoterápico, portanto, está isento de registro na ANVISA e no ministério da Agricultura. Em total conformidade com a resolução ANVISA, RDC Nº 277, de 16 de abril de 2019. As informações etnobotânicas contidas no site advém de registros bibliográficos e relatos pessoais publicados na internet, portanto, não são e não servem como indicações de uso ou qualquer posologia. O cliente assume responsabilidade total pela finalidade a qual destinar esta amostra etnobotânica.