Erva dos sonhos Mexicana - Calea Zacatechichi
Esta é uma planta especial, pois foi utilizada durante séculos por povos nativos de Oaxaca, no México, com propósitos divinatórios. Eles acreditavam que, ao utilizar a planta, receberiam sonhos nítidos sobre suas vidas e sobre o futuro. Sempre que desejam saber a causa de uma enfermidade ou a localização de uma pessoa distante ou perdida, são fumadas folhas secas da planta, bebidas em infusões ou são colocadas debaixo do travesseiro antes de ir dormir. É reportado que a resposta para a pergunta é mostrada em um sonho.
A planta ocorre naturalmente do México ao norte da Costa Rica, e caracteriza-se por um arbusto que cresce de 50cm a 1,5 metros de altura.
Uso da Calea zacatechichi
Há diversas formas de uso relatadas da Calea zacatechichi, entre as quais fumar as folhas secas, colocar as folhas secas debaixo do travesseiro, ou beber infusões e tinturas de calea. A tintura de Calea zacatechichi costuma ser feita na proporção de 2:1 sendo duas partes de solução alcoólica para 1 parte de folhas secas. Seu uso costuma ser entre 1ml à 3ml (20-50 gotas) de tintura dissolvida em pequena quantidade de água ou suco. Quando usada para se atingir sonhos lúcidos, costuma ser ingerida ao deitar para dormir.
Efeitos Calea zacatechichi
Os efeitos da erva dos sonhos são relaxantes e soníferos. O efeito psicoativo é sutil e pode ser descrito como sonhador. Os primeiros efeitos são sentidos 1 hora após ingerida a planta ou seu extrato. Os indígenas mexicanos consideram a erva dos sonhos um enteógeno poderoso que permite buscar respostas às mais variadas questões por meio dos sonhos.